desuso

VÍDEO: população aprova projeto que prevê retirada de fios dos postes da Avenida Rio Branco

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Os prédios históricos do Centro de Santa Maria se emaranham à fiação dos postes. Em determinados pontos, a beleza das edificações fica escondida em meio a tantos cabos de energia elétrica, telefonia e internet. Para acabar com esse problema, que já vem de muitos anos, a prefeitura lançou um projeto para a retirada de fios em desuso e ajustes nos ativos. O serviço será feito ao longo da Avenida Rio Branco, que vai da Rua Venâncio Aires até a Gare da Estação Ferroviária.

A ideia agrada a população e os comerciantes. Marcelo Ferreira Antunes, 25 anos, gerente de uma barbearia localizada na avenida, acredita que a diminuição dos fios vai ajudar na divulgação dos empreendimentos, que muitas vezes ficam escondidos atrás dos postes e fios. 

Casa de Saúde deve retomar atendimentos de urgência em traumatologia

- Atualmente as fachadas ficam cobertas devido a poluição visual dos fios. Acho que vai melhorar para a divulgação das empresas e vai acabar deixando o centro mais bonito - avalia. 

A ideia da prefeitura é fazer um levantamento prévio nas redes dos fios até o fim deste mês. Em 11 de janeiro, vai ocorrer um mutirão para a retirada dos cabos que não tem utilidade. A avenida histórica deve ser o primeiro local e, no futuro, a ideia é replicar a "limpeza" de cabos em outros locais da cidade.

- Em dias de vento, por exemplo, fica muito fio no chão, não sabemos se são de energia elétrica, se tem perigo. Além de ser feio, né? - garante o forneiro Carlos Silva de Oliveira, 60 anos. 

UFSM lança licitação para reforma do prédio da antiga Reitoria

Para quem vem de fora, a quantidade de fios no centro chama a atenção. 

- Eu não sou de Santa Maria, venho só de visita, mas é um horror de fios mesmo. Acho que melhora para todos. Deixa a cidade mais bonita. Para quem mora nos prédios é ótimo, porque esse amontoado de fios é um perigo - salienta a aposentada Rosane Siqueira, 49 anos. 

A população destaca a questão estética e a poluição visual, mas a preocupação da prefeitura vai além: a segurança e a chegada de novas tecnologias. O vice-prefeito Rodrigo Decimo ressalta que a fiação pode facilmente enganchar em veículos altos e caminhões, o que pode causar transtornos ou acidentes mais graves. A preocupação também se instala por conta da vinda das novas tecnologias. Segundo Decimo, há a necessidade da colocação de novos cabos atendendo às exigências da internet (5G), aumentando ainda mais a presença de cabos ao longo da avenida. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mutirão Online de Renegociações de Dívidas ocorre durante novembro Anterior

Mutirão Online de Renegociações de Dívidas ocorre durante novembro

Próximo

VÍDEO: Associações Francisco Spinelli e Colibri também fazem parte do Amigo Secreto de Natal do Diário

Geral